Pages

MENU

Apoio

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Comentário para a reunião de Senhoras !



LEITURA DO TEXTO: – João 5:39
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas (as Escrituras) que de mim testificam”.

Lembramos que a Obra no nosso meio completou neste último mês de outubro mais um ano de existência e por isso estivemos orando pelo aperfeiçoamento da Obra do Senhor em nosso meio.
Nosso assunto de hoje será sobre o princípio do Livre Exame das Escrituras.

SIGNIFICADO DE:
LIVRE EXAME DAS ESCRITURAS: um dos Quatro Princípios da Reforma Religiosa do Século XVI (16), que se refere ao direito que o homem tem de LIVRE ACESSO À BÍBLIA.
RESPOSTA 1
  1. SENTIDO PROFÉTICO DA EXPRESSÃO: “…E SÃO ELAS QUE DE MIM TESTIFICAM”:
No versículo 39, o Senhor Jesus faz uma afirmação diante dos religiosos de seus dias que eles examinavam as Escrituras, afirmando inclusive que faziam isso porque cuidavam ter nelas a vida eterna, ou seja, buscavam encontrar nas Escrituras a vida eterna.
Todavia a expressão do Senhor Jesus no final do verso 39 trata-se de uma afirmação sobre aquilo que eles não conheciam e o que eles não conheciam é que as Escrituras testificam, ou seja, elas dão testemunho dEle.
Portanto o sentido dessa expressão é totalmente voltado para o testemunho das Escrituras a respeito do Senhor Jesus.
As escrituras referidas pelo Senhor Jesus ali, eram chamadas de “Moisés e os Profetas”, que era o Velho Testamento, pois o Novo Testamento ainda não estava escrito.
O Senhor Jesus está lhes afirmando que essas Escrituras dão testemunho dEle, pois o próprio Moisés O chama de “um profeta a quem o povo iria dar ouvidos” (Deuteronômio 18:15).
Abraão vai chamá-lO de “O Deus Provedor” aquele que livrou seu amado filho Isaque da morte em Moriá (Gênesis 22:8).
Davi fala sobre o Senhor Jesus como: “…o meu pastor e nada me faltará.” (Salmo 23:1).
O profeta Isaías, ao falar de Sua morte na cruz, refere-se a Jesus como a “ovelha muda, que não abriu a sua boca diante dos seus tosquiadores” (Isaías 53:7).
O Livre Exame das Escrituras consiste em buscar nelas a vida eterna e a vida eterna que encontramos nas Escrituras é o conhecimento da salvação no Senhor Jesus. É disso que elas testificam. “…e são elas (as Escrituras) que de mim testificam”.

RESPOSTA 1.1
1 . 1 – SIM, É POSSÍVEL

a) CITAR UMA TESTIFICAÇÃO DO SENHOR JESUS NO VELHO TESTAMENTO:
- UM PROFETA COMO MOISÉS
– “O SENHOR, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis”; – Deuteronômio 18:15.
 – “Filipe achou Natanael e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na Lei e de quem escreveram os Profetas: Jesus de Nazaré, filho de José”. – João 1:45.
Moisés foi o mediador do pacto de Deus com Israel. O Senhor Jesus é o mediador do pacto de Deus com a igreja. Moisés viu a glória de Deus, da fenda da rocha. O Senhor Jesus foi o único que pode dizer que “…ninguém conhece o Pai, senão o Filho…”. (Mateus 11:27).

b) CITAR UMA TESTIFICAÇÃO DO SENHOR JESUS NO NOVO TESTAMENTO:
- A TESTIFICACAO DO ESPIRITO SANTO
“Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio”. – João 15:26-27
– A bênção do derramamento do Espirito Santo sobre a igreja torna-a a verdadeira testemunha do Senhor Jesus, pois um dos resultados do Batismo com o Espirito Santo é o poder para testemunhar do Senhor Jesus. Por isso o apóstolo Pedro diz em Atos 5:32: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem”.


:.. Igreja Cristã Maranata
O Senhor Jesus Vem ! .::


Nenhum comentário:

Postar um comentário