Pages

MENU

Apoio

Histórico ICM

Histórico da Igreja Cristã Maranata



A igreja Crista Maranata teve inicio por volta de 1968, no bairro Divino Espírito Santo em Vila Velha, no Espírito Santo, começando no coração de oito antigos membros da Igreja Presbiteriana do Centro de Vila Velha. Resultado do avivamento e derramamento do Espírito que aconteceu no Brasil por aquele tempo. Esse grupo de servos começaram a orar e a buscar o Senhor por uma experiência mais viva com o Senhor (sem nenhuma intenção de começar uma nova igreja). Como resultado desta busca o Senhor começou a batizá-los com o Espírito Santo e a manifestar os dons espirituais no meio deles. Ao levar a noticia do que estava acontecendo nas reuniões de oração ao ministério da igreja, foram totalmente rejeitados. Eles continuaram na igreja e continuaram também a fazer as reuniões de oração com um pequeno grupo que estava interessado. Depois de algum tempo o Senhor começou a lhes falar (através dos dons espirituais) que tinha uma grande Obra a realizar através deles, a qual eles nem creriam se o Senhor lhes desse mais detalhes naquele momento.

Duas outras cidades tiveram a mesma experiência quase que na mesma ocasião, foram elas Caratinga e Juiz de Fora, em Minas Gerais, mais tarde estes grupos uniram-se. O Senhor os orientou então a formar uma igreja. Isto foi em 1967-1968, formando a Igreja Cristã Presbiteriana que mais tarde mudou o nome para Igreja Cristã Maranata pela identificação com a mensagem a ser anunciada, segundo O Senhor Jesus lhes havia revelado. Hoje somos mais de um milhão de pessoas, com igrejas em todo Brasil, e atingindo já' vários paises do exterior tais como: Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, EUA, Canadá, México, Republica Dominicana, Portugal, Inglaterra, Irlanda, Franca, Alemanha, Itália, Coréia, Japão, Ucrânia, com vários contatos com outros paises do leste europeu.

Nestes 40 anos o Senhor fez grandes coisas em nosso meio: revelou a doutrina, estabeleceu os ministérios (cremos nos cinco ministérios: apostolo profeta, evangelista, pastor e mestre), colocou em ordem o uso dos dons espirituais com discernimento e sabedoria, aperfeiçoou o louvor e a evangelização, etc., e, evidentemente, ainda estamos aprendendo e temos muito que aprender até o dia do arrebatamento.

A Igreja Cristã Maranata emergiu no seio da comunidade evangélica mundial como resultado de um acontecimento previsto na Bíblia para o tempo presente, como se lê em Joel 2:28 que diz: E há de ser que nos últimos dias derramarei o meu Espírito sobre toda a carne. E vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.O fundador e o fundamento se identificam na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Não há, portanto ênfase a outro nome ou nomes já que a sua existência é parte do plano profético de Deus para os nossos dias.


Doutrina e Prática


•      Salvação pela fé em Jesus Cristo através de um encontro pessoal com Jesus.
•      A Bíblia como palavra de Deus.
•      Batismo com o Espírito Santo.
•      A Igreja como Corpo de Cristo.
•      Santificação Pessoal através do Espírito Santo.
•      Os Dons do Espírito Santo.
•      A esperança do arrebatamento e segunda vinda de Jesus.


As doutrinas e estrutura organizacional da Igreja Cristã Maranata baseiam-se na Bíblia, interpretada com base em revelações atribuídas ao Espírito Santo, consultadas e julgadas a luz da Palavra, pelos pastores e igreja, procurando segundo o conhecimento assim desenvolvido, imprimir às igrejas associadas a vivência e experiências espirituais descritas particularmente no livro de Actos dos Apóstolos.

Para esta unidade do Corpo, contribui decisivamente a vivência dos cinco ministérios (Efésios 4:11). No corpo dos pastores (Presbitério) manifestam-se estes ministérios, embora ninguém seja tratado com outro título a não ser o de pastor, que já é uma reverência bastante grande. A doutrina é apostólica e emerge do Corpo, havendo unanimidade em torno daquilo que se entende como vindo do Senhor, porque, depois de consultado, ninguém pode mais questionar. A Igreja tem Seminários destinados a formar doutrinariamente toda a Igreja, especialmente os obreiros, onde esta doutrina é ensinada de forma sistemática.
Todos os servos e servas podem ser usados por Deus nos dons espirituais, incluindo a profecia (I Cor. 14:1), desde que estejam integrados e compreendam e vivam a doutrina bíblica anunciada. Antes de cada culto, esse grupo (que já orou de madrugada e durante o dia) reúne-se para preparar a reunião daquele dia (as nossas Igrejas, em regra, têm cultos todos os dias exceto às sextas-feiras, que é dedicado ao lar).

Uma nota, sobre o trabalho com crianças e adolescentes. Há vários anos que o Senhor despertou a Igreja para o facto de as crianças serem, não apenas a Igreja de amanhã, mas parte integrante da Igreja de hoje. Por isso, o Senhor tem requerido uma atenção especial aos mais novos, dando-lhes não apenas instrução bíblica como levando-os a uma experiência de salvação e de batismo com o Espírito Santo. Hoje em dia, é reconhecido que são as crianças os melhores evangelistas das Igrejas.


Organização


A ICM possui uma organização central, o Presbitério Espírito-Santense, que supervisiona o trabalho das igrejas em todo o mundo, divulga novos estudos da Palavra de Deus às igrejas, bem como chancela a legitimidade das revelações do Espírito Santo quando a mesma diz respeito aos ministérios (ex. levantamento de ungidos ou pastores) e às doutrinas da igreja.
Os pastores servem voluntariamente, sem remuneração. Todo o dinheiro é repassado às igrejas através de materiais de construção, novas igrejas e trabalhos, "Maanains" (locais onde acontecem os seminários) e muitos outros usos. Em nota, revistas de Belo Horizonte, São Paulo, Espírito Santo, e muitos outros locais, afirmam que a ICM é a Igreja mais organizada do Brasil, senão uma das mais organizadas do mundo.



Presidentes


Primeiro Presidente da Igreja: Manoel de Passos Barros.
16 anos como Pastor e Presidente do Presbitério Espírito Santense da Igreja Cristã Maranata, desde 20 de agosto de 1970 até 20 de Maio de 1986, quando veio a falecer
Segundo Presidente da Igreja: Edward Hemming Dodd.
A sua história é uma composição de lutas e grandes vitórias, exemplo de dignidade que a todos engrandece, sem nunca exigir nada, exceto de si próprio em fidelidade, perseverança, testemunho, fé e competência.
Edward Hemming Dodd nasceu em São Paulo, dia 25 de abril de 1919, em lar evangélico. Seu pai, George Saville Dodd, foi pastor e grande engenheiro urbanista em São Paulo. Veio da Jamaica, possessão inglesa na época. Existe uma Avenida no Morumbi SP com seu nome dado ao seu papel de grande relevância na urbanizacão daquela localidade, a mãe, Edith Gladys Hemming Dodd, da Inglaterra, e dois irmãos Henry Dodd e Louis Dodd. Faleceu dia 07/07/2007.
Terceiro Presidente da Igreja: Gedelti Victalino Gueiros
Levantado a presidente da Igreja, no final de 2007.

9 comentários:

  1. gloria a jesus este blog e mesmo uma bençao

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! A paz do Senhor Jesus !!!! Gostei muito deste blog e, decidi acompanha-lo mais. Sou membro da ICM e quero compartilhar aqui o meu blog ( na qual não está vinculado à Igreja Crista Maranata, mas trata de assuntos que temos aprendido na Obra do Espirito Santo). PALAVRA A SÉRIO !!!!

    http://palavraserio.blogspot.com/

    OBRIGADO e a Paz do Senhor Jesus !!!

    ResponderExcluir
  3. 'PALAVRA A SÉRIO'

    http://palavraserio.blogspot.c​om/

    MUITO BOM !!!!! SIGAM !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Glória a DEUS por essa obra tão maravilhsa, estou aqui a 5 anos, digo, os melhores anos de minha vida.....

    ResponderExcluir
  5. esta é mais uma das perfeitas maravilhas do Sr nosso Deus. glórias a ele por isto.

    ResponderExcluir
  6. APDSJ. QUE DEUS POSSA ABENÇOÁ-LOS CADA VEZ MAIS.

    ResponderExcluir
  7. A PAZ DO SENHOR JESUS!

    QUE MARAVILHA DE BLOG CONVIDO A SEGUIR O BLOG:

    bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Também sou membro dá maranata essa obra maravilhosa

    ResponderExcluir