Pages

MENU

Apoio

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Aprenda um pouco de Técnica vocal, veja abaixo

DICA DE CANTO




ROUQUIDÃO
O que é?
Rouquidão é definida como qualquer mudança no caráter vocal.
Ela pode ser:
sxicon0 O que causa a Rouquidão?Aguda de curta duração ou
sxicon0 O que causa a Rouquidão?Crônica de longa duração
 
Como ocorre?
As pregas vocais (cordas vocais) são músculos recobertos por mucosa em posição paralela uma em relação à outra. Estão localizados no interior da laringe (órgão que se localiza na região anterior do pescoço, acima da traquéia que expele o ar dos pulmões).
Sob o comando do cérebro, as pregas vocais juntam-se para estreitar a saída de ar dos pulmões. Esse estreitamento gera um fenômeno físico chamado “som” que, modulado, gera a voz. A voz, articulada, gera a palavra.
Qualquer edema (inchume) ou irregularidade na superfície de revestimento (mucosa) das pregas vocais leva a perturbação desse fenômeno físico. A falta de clareza (limpidez) do som é a rouquidão! Quais são as causas?
As causas agudas mais comuns são:
sxicon0 O que causa a Rouquidão?as gripes,
sxicon0 O que causa a Rouquidão?Resfriados
sxicon0 O que causa a Rouquidão?após esforços vocais intensos (por edema, inchume das pregas vocais) e
sxicon0 O que causa a Rouquidão?a angústia ou ansiedade (por atrapalhar o correto posicionamento das pregas vocais uma em relação à outra).Elas ficam afastadas gerando falha do fenômeno físico – som!
 
As causas mais comuns são:
sxicon0 O que causa a Rouquidão?tabagismo,
sxicon0 O que causa a Rouquidão?sinusites, pneumonias
sxicon0 O que causa a Rouquidão?alcoolismo,
sxicon0 O que causa a Rouquidão?refluxo gastroesofágico (por agressão crônica e edema das pregas vocais)
sxicon0 O que causa a Rouquidão?hipotireoidismo,
sxicon0 O que causa a Rouquidão?Reumatismo
sxicon0 O que causa a Rouquidão?cantar mal orientado, que pode levar a formação de nódulos, pólipos, lesões pré-cancerosas ou até o câncer das pregas vocais.
 
Alterações estruturais mínimas (defeitos no relevo das pregas vocais) podem levar à rouquidão crônica desde a infância ou após esforços vocais.

Como Proceder?

 
Hoje em dia existem maneiras tradicionais de amenizar este problema, ou seja, o uso de remédio caseiros em alguns casos podem ser considerado como forma de tratamento.
O uso de mel com gengibre, chás ou até mesmo com o descanso da voz, podem fazer com que a rouquidão desapareça, no entanto é necessário estar sempre atento.
O correto é estar sempre observando, pois caso a pessoa obtenha este sintoma por mais de dez dias é necessário que ela busque um profissional otorrinolaringologista para que este faça um exame de suas cordas vocais.
Assim a melhor maneira de cuidar da rouquidão é com o auxílio de fonoterapia, o que em muitos casos é fundamental.
Ainda é preciso fazer exames a fundo, pois caso seja comprovado que o paciente possui câncer na laringe é preciso iniciar um tratamento rapidamente.
De certa forma a busca por um profissional é a melhor maneira de ter diagnósticos mais precisos em relação a este problema, portanto qualquer alteração que a pessoa venha a sofrer na voz é preciso ir à busca de um médico.
A pessoa acometida de rouquidão por mais de dez dias deve procurar um otorrinolaringologista para uma consulta e um exame visual das pregas vocais.
O tratamento específico é a melhor solução e o auxílio de fonoterapia (com fonoaudióloga) é, por vezes, fundamental.
Caso seja comprovado o câncer na laringe, o melhor resultado é aquele que houver sido diagnosticado mais precocemente. As vezes, estes tumores têm milimetros de extensão!
Perguntas que você pode fazer ao seu médico
*
rouquid%C3%A3o O que causa a Rouquidão?
 
Veja este quadro informativo ampliado: » Clique aqui  «

Um comentário:

  1. http://graciellealbani.blogspot.com.br/2012/08/unha-da-semana.html#comment-form
    retribui bjkas lindo blog ^^

    ResponderExcluir