Pages

MENU

Apoio

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Estudo da Pergunta da Semana para Jovens, Obreiros e EBD !

Irmãos, A Paz do Senhor Jesus !

Aqui nós vamos fazer um breve comentário sobre a pergunta da EBD desta semana, deixando claro que este, é um entendimento individual nosso, administradores do blog "A Serviço do Nosso Rei Jesus", para a edificação das nossas vidas espirituais e para o auxílio do estudo dos irmãos, podendo também os irmãos interagirem conosco através dos "comentários", expressando a conformidade de vocês ou não, com o que aqui for postado, e se for necessário a mudança ou implementação do que aqui escrevemos saibam que a impugnação dos irmãos, é sempre muito bem vinda, pois somos e agimos em CORPO e o que não alcançamos, os irmãos podem ter alcançado e o espaço do blog é justamente para isso ... estarmos            "A Serviço do Nosso Rei Jesus" ... posto isto ... vamos à pergunta :


Respostas :

1 - Sim, é Possível ! 
E aqui traremos o Profeta Neemias se assemelhando ao Senhor Jesus como Profeta .

1.1 - Síntese do Ministério do Profeta Neemias :

a) Neemias reconstrói os Muros e Portas do Templo em Jerusalém. (Neemias 2: 17,18)

"Então lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio. E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra."

b) Neemias lista os Edificadores. (Neemias 7: 1,3)

"Ora, uma vez reedificado o muro e assentadas as portas, estabelecidos os porteiros, ps cantores e os levitas; E lhes disse: não se abram as portas de Jerusalém até que o sol se aqueça e, enquanto os guardas ainda estão ali, que se fechem as portas e se tranquem; ponham-se guardas dos moradores de Jerusalém, cada um no seu posto diante de sua casa."

c) Neemias faz o censo dos Sacerdotes.

d) Neemias restaura a ordem no Templo. (Neemias 13: 1,2,3)

Naquele dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus,

Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção.

Sucedeu, pois, que, ouvindo eles esta lei, apartaram de Israel todo o elemento misto.
Neemias 13:1-3
 "Naquele dia, se leu para o povo no Livro de Moisés; achou-se escrito que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus, porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água;antes, assalariaram contra eles Balaão para os amaldiçoar; mas o nosso Deus converteu a maldição em bênção. Ouvindo eles, o povo, esta lei, apartaram de israel todo elemento misto."
Naquele dia leu-se no livro de Moisés, aos ouvidos do povo; e achou-se escrito nele que os amonitas e os moabitas não entrassem jamais na congregação de Deus,


Porquanto não tinham saído ao encontro dos filhos de Israel com pão e água; antes contra eles assalariaram a Balaão para os amaldiçoar; porém o nosso Deus converteu a maldição em bênção.


Sucedeu, pois, que, ouvindo eles esta lei, apartaram de Israel todo o elemento misto.
Neemias 13:1-3

Síntese de partes do Ministério do Senhor Jesus que se assemelham ao de Neemias :

a) Jesus vem para nos trazer a Segurança, ser nossa proteção e muralha forte e nos dar acesso à Eternidade. 

(Isaías 26:1) - "Naquele dia, se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte; Deus lhe pôe a salvação por muros e baluartes."

(João 10:9) - "Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e achará pastagem."

b) Jesus pagou o preço e nos fez povo seu, e tem nos preparado para realizar a obra até o dia em que nascer o Sol da Justiça. 

(Malaquias 4:2) - "Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da Justiça, trazendo salvação nas suas asas; siareis e saltareis como bezerros soltos na estrebaria."

(I Pedro 2:9) - "Vós porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;"

c) Jesus arrebanhou e preparou os Discípulos. 

(Mateus 10:5,6,7) -  " A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções: Não tomeis rumo aos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos; mas, de preferência, procurai as ovelhas perdidas da casa de Israel, e a medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus."
 
d) Jesus Restaura a ordem no Templo, expulsando aqueles que faziam a casa de oração de lugar de escambo. 

(Mateus 21:12,13) -  "Tendo Jesus entrado no Templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores."


1.2 - Aplicação Profética da relação acima com a Igreja Fiel :

Irmãos, quando correlacionamos pontos significativos do Ministério do Profeta Neemias com o Ministério do Senhor Jesus, podemos vislumbrar muitas semelhanças. 
Neemias volta à Jerusalém para reconstruir seus muros e portas do Templo, em um momento em que Jerusalém encontrava-se assolada, e estabelecendo um contraponto profético podemos alcançar a preciosidade dessa relação, pois o Senhor JESUS veio para ser a nossa segurança, proteção, nosso rochedo, nossa muralha, Jesus veio em um momento em que estávamos assolados pelo pecado, mas veio e reconstituiu a esperança em nós, e como porta que nos dá acesso à salvação, à eternidade, ele se fez.

E quando Jesus pagou o preço por nossas vidas no Calvário, nos comprou, nos fez povo seu, de sua PROPRIEDADE, e tem preparado a IGREJA FIEL, tem NOS preparado para alcançarmos a eternidade, e o Senhor tem listado aqueles com quem pode contar, assim como Neemias listou os edificadores do Templo, o Senhor conhece aqueles que tem sido edificadores dessa obra viva e maravilhosa que  nos tem dado a realizar por sacerdócio, e por isso damos ouvidos ao seu mandar esperando e vigiando até venha o sol da Justiça, Jesus, a nossa promessa.

Neemias faz o censo dos Sacerdotes, e podemos ver no Novo Testamento o momento em que Jesus chama os discípulos, e assim como fez aos discípulos, JESUS tem nos arrebanhado hoje, para que assim como Neemias instiuiu no templo cada um em sua função, aqueles que haviam de ministrar, os cantores, porteiros, etc, possamos trabalhar na obra do Senhor Jesus, naquilo que o Senhor tem nos direcionado.

Neemias restaura a ordem no Templo, aquilo que segundo a Palavra não estava correto diante de Deus, Neemias buscou acertar, colocou em ordem a casa de Deus: havia a quebra do sábado, pisavam lagares, combateu ainda casamentos desiguais, descobriu os móveis do inimigo Tobias ocupando câmaras do Templo, com o consentimento de Eliasibe, Sacerdote e no Novo Testamento vemos Jesus em um mesmo intuito, o de restaurar a ordem no Templo, quando comerciantes o usavam para escambo, troca e venda de bens. O que não é segundo a Palavra.

Assim, mais uma vez através do Ministério do Profeta Neemias alcançamos aquilo que o Senhor Jesus tem preparado para a Igreja Fiel, que é este abençoado Projeto de Salvação, trazendo Jesus como nossa muralha e proteção, a porta de acesso á Eternidade, aquele que tem nos separado para a realização de uma obra, que tem nos direcionado e nos feito entender seus mandamentos para que possamos aguardar o dia em que o sol se aquecer, e vir sobre nós a luz do novo amanhecer, da NOVA VIDA da IGREJA FIEL.


::. Igreja Cristã Maranata
O Senhor Jesus Vem ! .::

2 comentários:

  1. APDSJ, irmão Deymyson,

    Apesar do trabalho que teve na pesquisa sobre Neemias (e que ficou muito bom, por sinal), diante das originais figuras (Rei, Sacerdote e Profeta) Neemias se apresenta não como Profeta, mas como Rei.

    Neemias fez tudo o que, precisamente, outros (BONS) REIS de Israel fizeram, ordenou o culto e transmitiu a Esdras (SACERDOTE) a responsabilidade de ler a palavra de Deus para o povo conforme o ordenamento de Moisés.

    Neemias, era o governador daquela região, por orientação do Rei Artarxexes, como se vê em:

    Neemias 12:26 "Estes foram (...) nos dias de Neemias, o governador, e do sacerdote Esdras, o escriba."
    ______________________________________________

    Se ainda é interessante e não querendo apresentar presunção alguma, acredito que o ministério do Profeta Eliseu é o que prefigura melhormente o de Jesus como Profeta.

    Eliseu dá vitória a três Reis (trindade) através do derramamento de água que para os Moabitas era sangue (o sangue de Jesus para nós é vida, mas para o mundo que não o conhece é a morte).

    Eliseu aumenta o azeite da Viúva (Igreja) para que seus filhos não sejam entregues ao credor (o adversário) além disso ele enche de óleo (batiza com o ES) todos os vasos que existiam na casa e os que estavam ainda fora mas que foram buscados pela viúva (evangelização).

    Eliseu dá um filho à Sunamita estéril (Igreja).

    Eliseu transforma "a Carne envenenada" (morte) em alibento saudável (vida) pela adição de Farinha (palavra revelada).

    Eliseu multiplica os pães; cura um leproso; conhece o plano dos inimigos de Israel e os livra (perdoando a suas vidas: "Vim para que tenham vida".)

    Eliseu envia Sunamita a peregrinar por 7 anos (7 cartas de apocalipse) e restitui a ela a suas posses em Israel depois disso (Nova Jerusalém).

    E por fim após a sua morte, bastando que um homem morto tocasse seus ossos, o homem reviveu. Jesus da mesma forma ainda depois de morto continua a dar vida a que toque seus ossos (Obra do ES.)

    Fraternalmente,
    Rodrigo Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Apdsj irmão Rodrigo,

    fico realmente muito feliz por tê-lo aqui como participante do nosso blog, saiba que és sempre muito bem vindo, assim como todas as tuas observações sobre o que aqui for postado, na verdade a nossa intenção é essa, recebermos dos irmãos sugestões de respostas também, portanto muito obrigado pela sua observação sobre o estudo, me acrescentou muito e acredito que á muitos outros irmãos também !...

    Att ...

    Admimistradores do Blog !

    ResponderExcluir