Pages

MENU

Apoio

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Estudo da Pergunta da Semana : Escola Bíblica Dominical !

Irmãos, A Paz do Senhor Jesus !

Aqui nós vamos fazer um breve comentário sobre a pergunta da EBD desta semana, deixando claro que este, é um entendimento individual nosso, administradores do blog "A Serviço do Nosso Rei Jesus", para a edificação das nossas vidas espirituais e para o auxílio do estudo dos irmãos, podendo também os irmãos interagirem conosco através dos "comentários", expressando a conformidade de vocês ou não, com o que aqui for postado, e se for necessário a mudança ou implementação do que aqui escrevemos saibam que a impugnação dos irmãos, é sempre muito bem vinda, pois somos e agimos em CORPO e o que não alcançamos, os irmãos podem ter alcançado e o espaço do blog é justamente para isso ... estarmos            "A Serviço do Nosso Rei Jesus" ... posto isto ... vamos à pergunta :



Irmãos nós entendemos que sim, SIM é possível identificar a figura profética do Senhor Jesus Cristo como o único mediador no Velho Testamento.
E aqui nós iremos listar alguns textos que encontramos onde identificamos a figura Profética do Senhor Jesus Cristo como o único mediador :

Gênesis 3:21
"E fez o Senhor Deus a Adão e a sua mulher túnicas de peles, e os vestiu."

Antes de mais nada, é necessário entender que a palavra mediador aqui atribuída ao Senhor Jesus Cristo o faz, aquele que nos  dá acesso ao Pai, pois media, intervém, para que possamos ter acesso a parte do Pai.

E no texto de Gênesis acima descrito, encontramos a figura profética do Senhor Jesus Cristo como mediador nas túnicas de peles que o Senhor preparou para os vestir; Porque Adão e Eva haviam desobedecido ao Senhor ao comerem do fruto da árvore que havia no meio do jardim, e antes disso, não conheciam o pecado, e quando desobedecem, conhecem o pecado e se dão conta de sua nudez, viram que a sua desobediência, o seu pecado os expôs, e para cobrí-los, para reverter a reação do pecado em suas vidas o Senhor preparou túnicas de peles para eles.
E é aí que encontramos a figura profética do Senhor Jesus como mediador, pois pela ação de Adão e Eva o homem hoje é pecador, e para ter acesso ao Pai, ao perdão do Pai, foi necessário o sacrifício do Cordeiro, o sacrifício do nosso Senhor Jesus Cristo para que com a sua pele, símbolo desse sacrifício, cobrisse nas nossas vidas a exposição que o pecado nos traz e mediar o nosso acesso ao Pai e à nossa salvação.

Gênesis 22:13
"Então levantou Abraão os seus olhos, e olhou, e eis um carneiro detrás dele, travado pelas suas pontas num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho."

Aqui neste texto Abraão acata uma ordem do Senhor e leva seu ÚNICO filho Isaque para o oferecer em holocausto numa das montanhas na Terra de Moriá conforme ordenara o Senhor, e assim fez Abraão, preparou todas as coisas e partiu para a Terra a qual o Senhor o havia mandado, e chegando ao local do sacrifício com todas as coisas à postos para o mesmo, Isaque pergunta a seu pai onde estaria o cordeiro para o holocausto e Abraão diz que Deus iria prover o cordeiro, e assim o Senhor o fez como está escrito no texto acima.
E encontramos a figura profética do Senhor Jesus como mediador em sua especificidade no Cordeiro que o Senhor proveu para que Abraão sacrificasse no lugar do filho, pois esse foi o papel do nosso Senhor Jesus para que tivessemos hoje a salvação, um dia estávamos prestes a morrer, mas o Senhor enivou a Jesus para morrer em nosso lugar, se tornando a nossa ponte, nosso elo de ligação, o nosso mediador, entre o homem e o Pai.

Êxodo 6: 10,11
"Falou mais o Senhor a Moisés dizendo: Entra e fala a Faraó, rei do Egito, que deixe sair os filhos de Israel da sua terra."
Aqui irmãos encontramos a épica história do povo Israelita aprisionado pelo rei do Egito, Faraó, onde o Senhor elege a Moisés como aquele que irá libertar o seu povo das mãos de Faraó.
E aqui vemos a figura profética do Senhor Jesus como aquele que intervém e media e dá acesso ao Pai em Moisés, pois o Senhor Jesus tipificado em Moisés foi aquele que veio para nos livrar das mãos do rei do Egito, ou seja, deste mundo o qual um dia pertencemos e fomos prisioneiros assim como o povo de Israel, cujo rei era e é Faraó, o inimigo de nossas almas.

Ester 7:3 
"Então respondeu a rainha Ester, e disse: Se ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição, e o meu povo como meu requerimento."

Ester era judia assim como o Senhor Jesus era um judeu e foi dada em casamento ao rei Assuero mas por ordem de Mardoqueu seu tio não revelara a sua parentela, e Hamã aquele quem Assuero havia posto sobre todos os  príncipes que estavam com ele, estava tramando matar todo o povo judeu,  Mardoqueu descobre e conta a rainha e a mesma vem suplicar ao rei Assuero pela vida de seu povo como diz no texto acima descrito subjugando sua própria vida pela de seu povo.
E aqui encontramos Ester como figura profética do Senhor Jesus Cristo como único mediador, pois Jesus um judeu assim como Ester, veio para livrar o seu povo que estava marcado para morrer, e assim como Ester mediou a vida de seu povo, Jesus veio e salvou-nos, se tornando o nosso elo de ligação com Pai, o nosso ÚNICO ELO DE LIGAÇÃO COM O PAI, pois ninguém vai ao Pai , a não ser por Jesus.

Assim irmãos encerramos aqui algumas ideias de "possíveis" respostas para a pergunta da EBD dessa semana, e nos colocamos a disposição dos irmãos para responder qualquer dúvida e fazer alguma mudança no texto acima se necessário.

A PAZ DO SENHOR JESUS A TODOS !

2 comentários:

  1. Muito interessante. ..
    eu ja estava pensando nas tunicas de pele dadas ali para adao e eva. Mas qndo eu li abriu minha mente para esta pergunta.. Que Deus os abencoe. APDSJ!

    ResponderExcluir